Multiplicadores

Veja as orientações para se tornar um Multiplicador Certificado pelo Ministério da Economia
Publicado em 08/04/2020 18:04

TRILHA DE ENSINO  |  CALENDÁRIO DE CURSOS  |  ESTADOS PARTICIPANTES


A necessidade de capacitação dos servidores dos órgãos e entidades que operam transferências de recursos da União fez com que o então Ministério do Planejamento constituísse, em 2015, a Rede Siconv, hoje Rede +Brasil (Portaria nº 33, de 22 de janeiro de 2020), tendo como parceiros a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, os estados e Distrito Federal, entre outros.

Um dos principais objetivos da Rede é promover a interação e troca de conhecimentos e experiências entre os participantes por meio da disponibilização de cursos, nas modalidades presencial e à distância, referentes aos fundamentos das transferências de recursos da União.

A Secretaria de Gestão do agora Ministério da Economia é responsável por coordenar o projeto e formar os multiplicadores. Enquanto a ENAP disponibiliza a infraestrutura de EaD e as salas para os cursos presencias, os estados, municípios e organizações da sociedade civil executam as políticas implementadas pela Rede e indicam seus colaboradores para participarem dos cursos.

A formação de multiplicadores é um dos principais focos da Rede +Brasil, como forma de descentralizar as capacitações e ampliá-las. A intenção é formar um círculo virtuoso que possibilite o compartilhamento do aprendizado pelo multiplicador para o maior número possível de “usuários” do sistema.

Atendendo essa necessidade, foram criadas as trilhas de ensino, que são formadas por cursos indispensáveis à obtenção de certificação, emitida pelo Ministério da Economia, aos profissionais capacitados que atuarão como multiplicadores da Rede +Brasil.

O multiplicador deverá cumprir a trilha de ensino, realizando em tempos distintos os cursos propostos, de forma presencial e à distância, que tratam de temas relativos à gestão dos recursos públicos.

A indicação do multiplicador para a trilha de ensino deve atender aos requisitos dispostos nas ementas de cada curso e, no caso dos cursos presenciais, essa indicação deve ser realizada pelo Coordenador(a) da Unidade Gestora participante da Rede +Brasil.